Planeta terra: até quando ele aguenta?

Planeta terraSeca rigorosa na região sudeste do Brasil, elevação média da temperatura do planeta e consequente descongelamento das geleiras dos hemisférios, alteração do clima em todo o mundo.  Mudanças sentidas no Planeta Terra, como se significasse um pedido de socorro.

Cientistas de todo o mundo reunidos na Dinamarca no final do mês de outubro para o Painel Internacional da ONU sobre Mudanças Climáticas afirmaram que, apesar da esperança, o ser humano precisa mudar seus hábitos para que o planeta seja preservado.  A temperatura no mundo vem subindo, e ela foi provocada pelo homem. Se a queima de combustíveis fósseis continuar no ritmo atual até o ano de 2100, a temperatura global pode subir pelo menos 2ºC (ou seja, o inverno já não vai ser mais tão rigoroso a ponto de favorecer a venda de malhas), as regiões costeiras serão inundadas e o gelo do Ártico pode retroceder até 94%.

O relatório também aponta que as populações das áreas tropicais da África, da América do Sul e da Ásia devem sofrer com inundações causadas pelo excesso de tempestades, além da diminuição da água potável em países subtropicais e extinção de animais e plantas por causa do desmatamento das florestas.

A solução? Cortar a emissão de gases de efeito estufa. Como? Inutilização de combustíveis fósseis e a utilização de fontes de energia maisPlaneta terra_1 limpas, geradas a partir do sol, do vento e da água.

Depois de todas essas informações, resta ao ser humano tomar consciência de que a preservação do planeta depende dele. Não se trata de “salvar a pátria”, mas tentar reverter uma situação provocada por ele mesmo. Desmatamento, poluição, devastação, sinais da ação do homem na natureza em busca do lucro e do prazer pessoal, do dinheiro e do orgulho.

Os representantes mundiais devem recomeçar as conversas, estudar documentos e ver o que é possível fazer sem prejudicar a economia, quando, na verdade, deveria ser o contrário. A ONU, segundo reportagem do portal G1.com¸ trouxe alguma sugestões para os governos reduzirem a emissão de gases de efeito estufa: a) Energia = investir em energias limpas; b) Transporte =  investir em veículos de massa, como trens e ônibus e incentivar veículos movidos a combustíveis menos poluentes; c) Uso da terra = reduzir o desmatamento, recuperar áreas degradadas e manter boas práticas na agricultura.

Planeta terra_2Mas os cidadãos não podem esperar atitudes apenas de seus governos (mesmo porque elas costumam demorar), mas é preciso tomar atitudes que façam a diferença em casa, nos bairros e nos municípios. Muitas destas ações são simples, mas que ajudam o Planeta Terra a resistir à ação da destruição. Não é possível que vamos procurar mudanças apenas a partir de 2100, prazo máximo para se evitar uma catástrofe ainda maior.

Mas o cuidado pela natureza se reduz apenas a não emitir gases poluentes, mas também a não jogar lixos nas vias públicas; separação correta do lixo orgânico, latas de alumínio, papéis e metais para tornar possível o processo de reciclagem; o controle no consumo da água etc. Atitudes sustentáveis, que fazem bem à natureza e também ao homem.

Pensar assim não é querer ser fatalista ou criar alarde, mas querer deixar um mundo saudável às próximas gerações.

 

Imagens: divulgação da internet

Um comentário sobre “Planeta terra: até quando ele aguenta?

Deixe um comentário